terça-feira

AOS ESCOLHIDOS DE DEUS

Trago aqui uma reflexão sobre a Excelência e a responsabilidade de sermos "Cristãos", tomando como referência o seguinte texto bíblico: 

(Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos 9:1-33)  1EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): 2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; 4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas5 Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. 6 Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)
[...]14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. 15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, 24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25 Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo. 27 Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. 28 Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra. 29 E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência, Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra. 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.                           
   
Ainda sobre os escolhidos de Deus:


(I Tessalonicenses 1:4) -  Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição [escolha para sermos filhos de Deus] é de Deus; (Colossenses 3:12) -  Revesti-vos, pois, como eleitos [escolhidos para representá-lo], santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; (I Pedro 1:2) -  Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (Apocalipse 17:14) -  Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. 



Nós somos o povo eleito [chamados para o que Deus determinou], que Cristo veio reunir.No entanto, não nos portamos como tal: falta amor, piedade, respeito,misericórdia,ética
cristã...





 (Provérbios 1:5) -  O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; 
(Provérbios 3:13) -  Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 
 (Provérbios 11:9) -  O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.



(Salmos 119:15) -  Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
(Romanos 12:2) -  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.  



(Romanos 12:9) -  O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
(Romanos 12:10) -  Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 
 (Romanos 13:10) -  O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 

(I Corintios 13:1) -  AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 
(I Corintios 13:2) -  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 
(I Corintios 13:3) -  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
(I Corintios 13:4) -  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece
(I Corintios 13:8) -  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 
(I Corintios 13:13) -  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

(Efésios 4:2) -  Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor



(Filipenses 1:9) -  E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, 


 (Colossenses 3:14) -  E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

(I Tessalonicenses 4:9) -  Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; 

(I Timóteo 1:5) -  Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 

 (II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos
(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons
(II Timóteo 3:4) - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus
(II Timóteo 3:5) - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te

(Hebreus 10:24) -  E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, 

(Hebreus 13:1) -  PERMANEÇA o amor fraternal. 

(I Pedro 1:22) -  Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro

(I Pedro 2:13) -  Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 

(I Pedro 4:8) -  Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados

(I João 3:16) -  Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 

(I João 4:7) -  Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 

(Judas 1:2) -  Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.



Que nós possamos viver ESSE amor sem falsidade, respeitando o próximo independente de cor, de raça, de credo religioso, da opção partidária, do time torcedor,para que assim, possamos cumprir a vontade do Pai, que nos criou e nos elegeu para esse fim. Que nós possamos retribuir o amor de Cristo sendo verdadeiros cristãos!ASSIM SEJA.






Marcadores: